Notícias

50% da Ilha está com luz de geradores

Sistema não é confiável e falta de energia é constante


25/07/2024 - Edição 2208

Desde a quinta-feira (18), os insulanos convivem com a incerteza se terão luz em sua casa. Essa situação é fruto de um grave problema no fornecimento da energia elétrica da Light, cujp sistema é arcaico, está comprometido, e não possui capacidade de atender a demanda de carga necessária da região, nem mesmo no inverno.  

Diversos bairros têm sofrido com apagões diários, oscilação na tensão e quedas de energia a qualquer momento do dia, num cenário agoniante de imprevisibilidade. Apesar das promessas da concessionária Light, que afirma ter capacidade para atender 100% da demanda da região, a realidade é de transtorno e prejuízo para os insulanos. 

— É revoltante termos que ouvir da boca de um representante da Light que 100% da Ilha está abastecida. Isso é uma mentira gritante. Sugiro que o presidente da empresa passe uma noite comigo aqui na Avenida Agenor de Almeida Loyola. Está uma vergonha. A qualidade da energia oferecida para nós, moradores dos Bancários, está mais para pisca-pisca de Natal. É muita falta de empatia com o próximo! — afirma a empregada doméstica Lúcia Souza, de 56 anos.  

De acordo com relatos de diversos insulanos, os prejuízos chegam a ser incalculáveis e, para muitos, irrecuperáveis. Alimentos estragaram, remédios que necessitam de refrigeração foram comprometidos, aparelhos eletrônicos não aguentam as oscilações de tensão e constantes apagões, dentre outras causas.  

Para tentar resolver emergencialmente o problema no abastecimento de energia na Ilha, a Light se viu obrigada novamente a instalar usinas de geradores dentro das subestações Guanabara e Praia da Rosa, além de novamente espalhar geradores por ruas da região. Atualmente, cerca de metade da carga da região está sustentada através de geradores, já que cabos de alta tensão colapsaram.  

— Geradores são equipamentos feitos para ser uma alternativa ao funcionamento do sistema elétrico, e não para ser a única opção, como tem sido, para abastecimento de uma região. Geradores precisam de revisão e manutenção constantes em períodos curtos, precisam ser reabastecidos a cada tempo e muitos não comportam ficarem ligados 24 horas por dia, sem ter uma queda. Essas oscilações vão continuar, porque os geradores não são confiáveis para manter uma região como a Ilha. Você pode até ter a carga necessária para atender o local, mas na prática haverá falhas — afirma o técnico em gerador, Anderson Borges.  

Enquanto isso, a Light afirma que novos geradores estão sendo instalados diariamente. Segundo o diretor de operações da empresa, a Ilha tem energia suficiente, mas as ligações clandestinas e fraudes estariam desviando 36% da energia na região. A empresa destacou que mais de 330 técnicos estão trabalhando para garantir o retorno da luz nos bairros afetados.